Blog

A suspensão parcial de peso e seus impactos na fisioterapia moderna

dfgdfgdfg

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Thomás | 09, julho

 

O treinamento em uma esteira neurofuncional com suporte de peso corporal – mais conhecido mundialmente como Body Weight Supported Treadmill Training (BWSTT) – é um método capaz de controlar as duas maiores variáveis em um processo de reabilitação, a velocidade do passo e a descarga de peso durante as etapas da marcha.

Como aplicar esse conceito no meu tratamento?

De maneira geral, não há uma regra para como deve ser feito, por se tratar de uma característica, capaz de ser integrada a diversas técnicas e dispositivos!

Métodos hoje amplamente difundidos em território nacional, como PEDIASUIT® ou THERASUIT®, possuem aspectos de suspensão de peso corporal para potencializar seus resultados, por meio do uso de elásticos como vetores de força.

Entretanto, olhando para um cenário global, podemos encontrar diversas outras formas de suspensão de peso corporal, a empresa norte-americana Lite Gait, por exemplo, é, há 30 anos, uma das maiores adeptas ao formato de suspensão por meio de suportes especializados, onde desenvolveram estruturas muito similares a pequenos guinchos elétricos.

Para a i9 Consultoria, o caminho foi um pouco diferente…

Prezando pela precisão, o nosso suporte de peso foi desenvolvido por meio de uma tecnologia completamente inovadora e única no mundo!

Por meio desse sistema, possibilitamos ao fisioterapeuta um controle total da descarga de peso suportada pelo paciente, possibilitando uma curva de progresso e desenvolvimento ideal para o paciente, permitindo que seja aliviado de 1% a 100% de seu peso, sendo todo o processo executado via software. Com isso, a i9 tornou-se a primeira empresa no mundo a trazer essa tecnologia em um suporte parcial de peso independente!

Quais impactos posso atingir com isso?

Após uma extensa pesquisa, o time da i9 conseguiu separar uma coletânea de artigos retirados da PubMed, a maior coletânea de artigos científicos e citações voltadas para a medicina e saúde da américa do norte! 

Esses apontam impactos muito expressivos para pacientes envolvendo todas as faixas etárias, bem como diversas condições especiais, explicitadas em cada artigo.

Um pouco desses impactos são:

  • Redução no tempo de tratamento em até 4x para crianças de até 6 anos.
  • Melhora de até 30% no tratamento de crianças de até 3 anos nas primeiras 4 semanas, em relação a métodos tradicionais.
  • Entre jovens de 6 a 18 anos, o tratamento com o suporte parcial de peso se mostra 2x mais rápido que a caminhada assistida tradicional.
  • Entre pacientes de 16 a 60 anos, que passaram por um derrame ou que estão em processo de reaprendizado para caminhar, o suporte parcial de peso teve um aumento de 2.5x superior em relação aos métodos tradicionais em reabilitação de caminhada, como em testes da caminhada de 6 minutos, ou na caminhada de 10 metros.
  • Aceleração do processo de reabilitação em caminhada livre de crianças com síndromes, paralisias, prematuras e com mau funcionamento das habilidades motoras grossas, de até 6 anos de idade.

Após saber de todos os que a suspensão parcial de peso pode trazer para seus pacientes, sem dúvidas que despertou em você a vontade de possuí-lo para melhorar a qualidade de seu tratamento, certo?

Por isso, conheça nossa Esteira Neurofuncional e adquira uma solução tecnológica  única no Brasil!

Quer saber um pouco mais sobre as pesquisas internacionais abordadas acima? Confira:

Ficou com alguma dúvida?