Blog

Como evitar danos no maquinário com um Planejamento e Controle da Manutenção

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A manutenção é essencial para manter o bom funcionamento do maquinário de uma empresa, assegurando a qualidade e velocidade de entrega de seus produtos. Nesse sentido, se torna muito importante o claro entendimento de todos os aparelhos dispostos, junto a seus componentes, para elaborar um planejamento capaz de garantir a eficiência e assertividade dos processos de manutenção, evitando gastos de recursos e paradas de produção ocasionadas por equipamentos em estado precário. 

 

Com uma estratégia clara de conservação é possível ainda ter um expressivo aumento de produção e maior lucratividade.

 

Neste texto, vamos mostrar como evitar danos e otimizar uma linha de produção por meio da aplicação de um Planejamento e Controle da Manutenção.

 

Os 3 tipos de manutenção existentes

 

A manutenção corresponde a um conjunto de ações de reparo, conserto e conservação, podendo ser classificada em 3 formatos. Sendo eles:

 

Manutenção Corretiva

 

Como o próprio nome já diz, a manutenção corretiva contempla os reparos feitos após uma eventual quebra ou falha do maquinário. Sendo essa modalidade, na maioria das vezes, a mais cara dependendo da gravidade do acidente. 

 

Acidentes acontecem e muitas vezes se trata da última saída para continuar a produção, ainda assim esse é o tipo de manutenção a se evitar.

 

Manutenção Preventiva

 

Ao contrário do exemplo anterior, essa é a manutenção feita para evitar falhas não esperadas, sendo muito importante para contornar possíveis situações que causem estragos irreparáveis e acidentes que ameacem a segurança de operadores. 

 

Para ter uma forma de manutenção preventiva bem estruturada é essencial levar em conta dados fornecidos pelo fabricante e conhecimento de uso do equipamento. Assim, seguindo as indicações, deve-se fazer as checagens e correções necessárias para se manter a saúde do maquinário a longo prazo. 

 

Manutenção Preditiva

 

Tendo a mesma finalidade da manutenção preventiva, se diferencia por seus métodos mais constantes de testes que, auxiliados por equipamentos de medição de temperatura, vibração, pressão e outros, avaliam a situação do equipamento e identificam irregularidades, possibilitando a formação de um esquema de correção. 

 

Sendo essa a forma mais precisa de prever falhas, a Manutenção Preditiva conta com uma identificação de problemas a partir de dados obtidos nas coletas com o próprio maquinário, possibilitando um diagnóstico mais individual. Além disso, demanda um grande conhecimento relacionado ao maquinário pois os dados devem ser convertidos em ações que evitem problemas futuros no maquinário.

 

Como escolher a manutenção ideal?

 

Escolher a manutenção ideal para cada máquina normalmente significa analisar o modo de operação com melhor relação custo-benefício, considerando principalmente os seus riscos e possibilidades de atuação com a mão de obra disponível. 

 

É preferível que sempre tenha-se a maior precaução possível com a manutenção dos maquinários dentro da sua linha de produção, entretanto isso nem sempre se torna viável economicamente, seja pelo valor agregado, seja pela confiabilidade do maquinário.

 

Como fazer um plano de manutenção?

 

Agora que já entendemos o quão importante é elaborar um um Planejamento e Controle da Manutenção, ou PCM, é necessário entender como se dá o passo a passo desse processo. 

 

Para construir um plano de manutenção para sua empresa é preciso:

 

  • Coletar todas as informações sobre a linha de produção, sabendo o estado e a capacidade dos equipamentos envolvidos;

 

  • Identificar a disponibilidade de mão de obra, instrumentação, recursos e possíveis melhorias;

 

  • Elaborar o cronograma de manutenções com paradas programadas de forma a minimizar perdas;

 

  • Coletar os dados de tudo que está sendo feito, possibilitando o futuro acompanhamento do processo, baseado em indicadores de desempenho reais.

 

Comece já seu Planejamento e Controle da Manutenção! 

 

Implementar um Plano de Manutenção na sua produção pode demandar muito tempo e apresentar dificuldades em um primeiro momento. Por isso, a i9 CONSULTORIA ajuda empresários a cuidar de seus maquinários por meio de um acompanhamento preciso da linha de produção.

 

Fale conosco e descubra gratuitamente o que você precisa para ter um Planejamento e Controle da Manutenção na sua empresa.

ENTRE EM
CONTATO