Blog

Movimento Empresa Júnior: o que é?

foto mej2

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

 Gustavo Vignardi, 11 de novembro

  Se você está aqui, com certeza já ouviu falar do movimento empresa júnior. Mas afinal, o que de fato esse movimento de empreendedorismo universitário significa e o que ele está gerando no Brasil? 

    O movimento empresa júnior, apelidado carinhosamente de MEJ, chegou ao Brasil em meados dos anos 1990, no curso de Administração da Fundação Getúlio Vargas – uma das mais renomadas universidades do país. No entanto sua origem é europeia, tendo sido criado na França em 1967. Desde o início, seu intuito é que os estudantes coloquem na prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. 

    Com o passar dos anos, o movimento foi expandindo e ganhando diversos adeptos no cenário universitário brasileiro. Aqui, se mostrou extremamente diverso e importante para complementar o aprendizado e aproximar os estudantes do pensamento empreendedor. Atualmente, tem sua área de atuação muito diversa: administração, economia, engenharias, ciências biológicas, humanas, entre outras. 

    Seu movimento tomou tamanha proporção que, hoje, existem no Brasil cerca de 1500 empresas juniores em mais de 280 instituições de ensino superior em todos os estados da Federação. Além disso, vem mostrando um crescimento acelerado nos últimos anos. Contudo, para funcionar, isso tudo precisa estar muito bem organizado, não é mesmo? 

 

Como se organiza o Movimento Empresa Júnior

    Para garantir essa organização e apoio às empresas juniores além das universidades, é claro, existem as federações dos estados e a confederação brasileira de empresas juniores, a Brasil Júnior. É por meio dela que o movimento se norteia e segue crescendo. Obviamente, sem se esquecer de seu propósito “Formar por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”.

    Nesse sentido, por conta deste propósito as empresas juniores e seus membros desenvolvem diversos projetos. Ou seja, com o intuito de levar os conhecimentos e aprendizados para fora dos portões da universidade. Um exemplo claro disso é a i9 Consultoria

 

Quem é a i9 Consultoria no Movimento Empresa Júnior

    Localizada na UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, a empresa júnior é composta por graduandos do curso de Engenharia Mecânica. Ao longo dos últimos anos vem demonstrando um grande desenvolvimento, sendo destaque na Federação de Empresas Juniores de Santa Catarina (FEJESC), a qual faz parte.

    A i9 Consultoria desenvolveu-se em diversos setores, primeiramente com seus membros que realizam a experiência prática de desenvolverem máquinas personalizadas para as dores de seus clientes. No entanto, além disso, ganhou grande espaço nos mercados onde vem atuando, propondo constantes inovações. À título de exemplo, um dos produtos inovadores que a empresa desenvolveu no último ano foi a Esteira Neurofuncional. A mesma vem trazendo diversos ganhos para os tratamentos de marcha motora em centros de tratamento e clínicas de fisioterapia espalhadas por todo o território nacional.

     Com as inovações e aprendizados a empresa vem ganhando espaço de destaque no movimento empresa júnior e cumprindo sua missão: “Desenvolver soluções de impacto para nossos clientes, formando líderes que transformam realidades”.

Ficou com alguma dúvida?