Blog

Modelagem 3D: como visualizar suas ideias

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É muito comum ter ideias de novos produtos ou peças durante a crise. Seja para inovar dentro de um mercado, seja para facilitar algum processo da sua linha de produção.

 

Mas para desenvolver os produtos com qualidade, é importante colocar no papel e entender o que é necessário para aplicar suas ideias no seu negócio. E a modelagem 3D tem um papel importante neste processo.

 

No artigo de hoje, vamos te explicar o que é a modelagem 3D e como ela te auxilia a visualizar ideias e aumentar os resultados na sua empresa!

 

O que é modelagem 3D?

 

A Modelagem 3D consiste em dar forma a objetos no mundo digital. Isso se dá por meio de softwares CAD (desenho assistido por computador) que possibilitam uma visão facilitada de objetos ainda não fabricados. 

 

Se você está executando um projeto de engenharia ou precisa divulgar uma ideia ou produto, a modelagem 3D é fundamental.

 

Vantagens de um modelo em 3D

 

Ter uma modelagem 3D de um produto ajuda na formação de catálogos muito mais detalhados que apenas fotos. É possível mostrar componentes em ângulos e cortes que seriam inviáveis de fazer sem o desenho.

 

A modelagem 3D também permite que sejam feitas simulações estruturais e desenhos de fabricação do produto.

 

Caso você queira modelar algo que ainda não exista, é possível prever muitos possíveis problemas e aplicações apenas com o desenho 3D. Com isso, é possível garantir a eficiência, prever custos e assim ter certeza de que o investimento da sua empresa é de qualidade.

 

Passo a passo da Modelagem 3D

 

Mas como é feita a Modelagem 3D? Continue lendo e entenda o processo!

 

Primeiro passo: retirada de escopo

 

O projeto começa com a retirada de escopo. Aqui o projetista alinha as ideias do cliente e suas necessidades que devem ser atendidas. Logo, essa etapa é de grande importância para que o resultado final seja aquilo que o cliente realmente imaginava.

 

O primeiro passo é feito inicialmente através de medições e elaboração de esboço, os quais devem ser revistos pelo cliente.

 

As etapas posteriores envolvem a elaboração dos desenhos 3D, com o objetivo de representar da melhor maneira possível o produto ou a ideia do cliente. 

 

Medição e criação do esboço

 

Nessa etapa do projeto, reunimos a maior quantidade possível de informações sobre a sua ideia ou seu produto. Assim pode-se dar início a elaboração do croquis, que é uma prévia pouco refinada do desenho, o qual serve para validar a ideia de forma rápida.

 

Tendo os desenhos mais simples validados, partimos para a modelagem dentro do software. Aqui são feitas as imagens de todos os componentes e peças utilizados na formação do produto. 

 

Posteriormente todas as peças são agrupadas em uma modelagem final, que representa uma réplica digital exata do produto.

 

Validação do modelo final

 

Como os desenhos sempre partem de ideias, é normal que hajam diferenças entre o modelo pensado pelo cliente e o projetista. Para isso, é fundamental que o projeto final seja revalidado e retocado pelo projetista. Também é fundamental que os dois lados estejam sempre alinhados para garantir os bons resultados.

 

Na i9 CONSULTORIA, acreditamos que a participação do cliente é essencial durante todo projeto pois os projetos devem se aproximar ao máximo daquilo que foi ideado no início.

 

Onde encontrar esse serviço?

 

Existem alguns sites que disponibilizam modelagens 3D prontas, vale sempre buscar lá antes de contratar um projeto personalizado. O mais famoso é o GRABCAD.

 

Não encontrou o que precisava? Agora você precisa achar alguém que possa transmitir suas ideia para o papel.

 

Nesse caso, vale contratar algum freelancer ou empresas que oferecem esse serviço, como a i9 CONSULTORIA. Somos uma Empresa Júnior de Engenharia Mecânica, com uma equipe capacitada e pronta para atender as suas necessidades!

 

Ficou interessado? Fale com algum de nossos consultores!

Ficou com alguma dúvida?