Blog

MEJ e o Desenvolvimento Sustentável

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Estar em uma empresa júnior é mais do que apenas empreender para ganhar dinheiro. É ter propósito, ser criativo e sonhador em um contexto nem sempre tão favorável e sem os apoios que normalmente grandes empresários recebem. São iniciativas assim, de alunos de todo o Brasil que se assemelham com os ODS: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O MEJ (Movimento Empresa Júnior), está em um processo intensivo de estar cada vez mais inserido na lógica das 17 metas da ONU.

OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Em 2015, os Estado-membros da ONU e grupos da sociedade civil tiveram a oportunidade de criar uma nova agenda de metas contra a pobreza. Isto foi feito por meio de ações sustentáveis que protegem o meio ambiente e combatem as mudanças climáticas. O objetivo principal é atingir a prosperidade e o bem-estar para o mundo inteiro.
Nesse encontro, então, foram criados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para mudar o mundo em 15 anos. As metas são baseadas nos reflexos dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – discutidos na conferência da ONU Rio+20. A expectativa é de que em 15 anos seja possível encontrar melhores condições em todo planeta. O desejo é que se tenha menos pobreza, fome, desemprego e mais dignidade e qualidade de vida.

A PRINCIPAL MISSÃO DO MOVIMENTO EMPRESA JÚNIOR

O MEJ é uma organização supra universitária que possibilita interação entre os participantes de EJs do Brasil inteiro, assim, proporciona uma troca de experiências e aprendizados. O MEJ pretende criar um Brasil empreendedor, por meio de jovens capacitados com as experiências empresariais que adquirem enquanto participam das empresas juniores
Os alunos desenvolvem habilidades como a de liderança, capacidade gerencial e criação de projetos. Com isso, é possível satisfazer um dos pontos mais importantes para o movimento: Impactar a sociedade. Isto é feito por meio de inovações e soluções que vão cada vez mais ajudar a transformar o cenário da comunidade.

RELAÇÃO DO MEJ COM OS ODS

Empreendedorismo tem sempre a ver com inovação, por isso, o empreendedor tem enorme influência na comunidade. Um dos objetivos da ONU trata exatamente dessa questão, a oitava meta pretende promover o crescimento econômico de maneira inclusiva, sustentável e produtiva. A forma colocada pela ONU para essa evolução é por meio de políticas que incentivem a produtividade, a inovação e o empreendedorismo, conceitos diretamente ligados ao MEJ.
A i9, por exemplo, tem como principal missão desenvolver novos projetos para satisfazer as ideias de seus clientes. Na empresa, prioriza-se sempre a solução de problemas por meio da inovação. Desse modo, a i9 CONSULTORIA é uma das empresas juniores que cada vez mais se alinham às ODS’s. Portanto, a empresa participa da renovação da sociedade.

OS ODS E O INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO CONSCIENTE

empreendedorismo consciente se dedica a sempre maximizar os impactos positivos nos projetos. Logo, ainda que hajam consequências negativas, a intenção é sempre fazer com que a balança esteja do lado da sustentabilidade. Essa é uma das prioridades do modo de crescimento econômico dos ODS. O avanço é essencial mas também é necessário considerar os efeitos que uma iniciativa pode ter no ambiente ao redor.

Em conclusão, a inovação da empresa júnior deve estar alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A finalidade é a mesma: Construir um mundo mais digno e com maior qualidade de vida, então, torna-se simples estar sempre caminhando junto com a sustentabilidade.
Ficou interessado em ter sua ideia produzida por uma empresa júnior responsável e nivelada com a ONU? Fale com um de nossos consultores e faça seu orçamento! Seu empreendimento está mais perto do que você imagina do sucesso.

ENTRE EM
CONTATO