Blog

Esforços Repetitivos e Ambiente Inadequado de Trabalho

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A linha de produção de uma grande empresa não pode parar. Por isso, os funcionários acabam realizando esforços repetitivos e acelerados em um curto espaço de tempo.
Certas condições de trabalho, como a repetibilidade, expõe o trabalhador a sérios riscos de saúde, física e mental. Excesso de força, postura incorreta e a repetibilidade geram “lesões do trabalho”, usualmente chamadas de LER ou DORT. Vale salientar, que a norma que regulamenta a qualidade do trabalho dos funcionários é a NR17.

ESFORÇOS REPETITIVOS

Lesões por esforços repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças que afetam o sistema músculo-esquelético e tem sintomas como dor crônica, fadiga e até formigamento nos membros superiores. O número de casos de LER e DORT cresce cada vez mais no Brasil.
Tendinite é um destes problemas. Ela é causada por excesso de força, má postura e repetição de atividades físicas. Outros exemplos são bursite e mialgias. Geralmente ocorrem por sobrecarga física.

BAIXAS TEMPERATURAS: AMBIENTE INADEQUADO

Muitos ambientes de trabalho possuem baixas temperaturas por motivos de adequar a produção, porém pode ser agressivo aos funcionários. Estes ambientes causam contração dos músculos, e os funcionários precisam gastar mais energia para fazerem as atividades.
Ambientes com baixa temperatura são propícios para o aparecimento de doenças como sinusite e pneumonia. Para amenizar os efeitos, existe um artigo na CLT que protege o trabalhador, exigindo um tempo de pausa para recuperação térmica.

NORMA REGULAMENTADORA NR17

As normas regulamentadoras existem para assegurar uma boa qualidade de trabalho de funcionários. A NR17 estabelece melhorias de condição de trabalho e tempo para que o funcionário descanse.

Por isso,seguindo as normas regulamentadoras seus funcionários estarão melhores protegidos e trabalhando em melhores condições. Isso gera melhor confiança e motivação no ambiente de trabalho.

MÁQUINAS QUE DIMINUEM ESFORÇOS REPETITIVOS DOS FUNCIONÁRIOS

É possível que uma das soluções para que os funcionários tenham melhor qualidade de trabalho seja que um esforço manual seja feito por uma máquina. Não necessariamente o funcionário precisará perder o seu emprego, pois muitas máquinas não são totalmente automáticas, e ainda necessitam de algum esforço humano. Porém, este esforço pode diminuir drasticamente, o que melhoraria as condições de trabalho para o funcionário.

A i9 CONSULTORIA desenvolve máquinas personalizadas de acordo com a necessidade da sua produção. Temos um exemplo de projeto em que diminuímos os esforços repetitivos de uma produção. Clique aqui e veja esse case de sucesso.

Se você se interessou por um projeto de máquina, e não sabe como fazê-lo, entre em contato conosco, preencha um de nossos formulários com os seus dados, e vamos entender o que você deseja.

Ficou com alguma dúvida?