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Desenvolvimento de produtos: 6 passos para se destacar

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Vitor Augusto Vigarani Santolin,  14 de Novembro de 2023

 Durante o desenvolvimento de um produto oque você menos quer é perder tempo com coisas que não são inerentemente importantes, em geral, os grandes problemas no decorrer do desdobramento de um produto podem ser resolvidos por movimentos simples. 

Descubra já alguns passos para facilitar o desenvolvimento do seu produto e evitar desperdícios.

6 passos para desenvolver um produto

Conheça seu público, audiência é tudo!

    Primeiramente, o pensamento necessário para conhecer o seu público é se perguntar do que eles precisam, foque nas dores do seu cliente final e em como resolvê-la, afinal, o princípio de toda venda é baseado na relação entre necessidade e solução.

    Entenda os aspectos socioculturais do seu mercado/público alvos, nichos culturais diferentes demandam posturas diferentes, compreender isso é essencial para ter noção sobre quem você está tentando se conectar ao desenvolver um produto.

Construa um conceito alinhado.

    Um produto pode ter TUDO e ainda ser falho para o mercado, muitas vezes a causa disso é a falta de um conceito direcionado de maneira correta, para isso é necessário ter alguns pontos claros, como a atuação do produto no ramo, análise das qualidades e fraquezas de produtos semelhantes e principalmente a funcionalidade do produto, é na elaboração conceitual que você chegará a conclusão de como irá satisfazer as necessidades do seu cliente.

Seja funcional

    No momento de desenvolver produtos no geral sempre existe aquela vontade interior de uma extrema elaboração do item, essa romantização de como um produto deve ser organizado muitas vezes nos faz esquecer de um ponto essencial, a funcionalidade, ninguém no mundo compraria uma única caneta para estudos se ela não escrevesse, mesmo que ela fosse extremamente tecnológica e complexa, produtos PRECISAM ser utilizáveis.

Ofereça um ótimo suporte ao cliente

    Todos nós em algum momento das nossas vidas já tivemos que esperar horas no telefone para sermos atendidos, um estudo aponta que 70% dos consumidores que se frustram com atendimentos ruins não voltam a comprar nos mesmo lugares, visto isso, fica claro que o contato com o cliente precisa de 2 coisas, transparência e rapidez, isso fará com que o seu cliente possivelmente volte a lhe procurar e de forma nenhuma pode ser levado ao acaso durante a difusão do seu produto.

Promova seu produto 

    Mesmo os melhores produtos do mundo, não seriam minimamente conhecidos sem a promoção correta, imagine que você tem uma empresa que tem uma solução nunca inventada no mercado, ainda que seja um produto considerado perfeito, de nada adiantará se os seus clientes em potencial não o conhecerem, estratégias de marketing e desenvolvimento devem ser usadas neste momento, promover seu produto é muito importante, principalmente para posicionar sua marca no mercado e atingir o nicho que você deseja.

Melhore seu produto

    Apesar de ter um produto bem consolidado, sempre existirão concorrentes e produtos tentando se tornar superiores ao seu, a inovação em um produto nunca para de fato, mesmo que tenha tido sucesso com algum item, sem inovação será impossível mantê-lo em vigor no mercado. Manter um produto apático sem atualizações é criar um produto que logo será esquecido e passado para trás.

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Ficou com alguma dúvida?