Blog

Desenvolvimento de produto: Tenha sucesso em todas etapas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se você tem um negócio, é empreendedor, então está acostumado a ter novas ideias diariamente. Normalmente, nem todas essas ideias vão pra frente, tanto por questões práticas, quanto financeiras. 

Por isso, no desenvolvimento de produto é fundamental garantir alguns pontos para que seu lançamento tenha sucesso.

Neste artigo, vamos explicar um pouco como funciona o processo de lançar um novo produto, além de te dar dicas preciosas para que você equilibre a criatividade com a praticidade e economia. Continue lendo!

Agregue valor ao seu produto

Enquanto você está lendo esse texto, provavelmente algum produto está sendo lançado. Isso aumenta a competitividade no mercado e o lucro para as respectivas empresas.

Porém, isso só acontece pois no desenvolvimento do produto, as indústrias fazem o essencial: agregar valor.

Desde funcionalidade, redução de custos e qualidade, o importante é inovar. Trazer uma solução que não tenha sido vista antes.

Se a sua ideia tem isso, então você já pode ir pro próximo passo!

Certifique-se de que sua ideia é possível

Ter uma ideia incrível sem que ela seja executável, não vai trazer nenhum lucro para o seu negócio.

Dessa forma, depois de colocar a sua ideia no papel, é importante realizar uma análise de viabilidade. Com isso, você valida se seu futuro produto é executável e se vai ser aceito pelo mercado.

No desenvolvimento de produto, a intenção é sempre pensar à frente. Checar todos os aspectos necessários para garantir sua aceitação pelo mercado.

Dois aspectos devem ser analisados para que seu produto tenha mais chances de fazer sucesso:

  1. Há demanda para o seu produto?
  2. O mercado está maduro o suficiente para receber o produto?

Se a resposta para essas duas perguntas for não, então talvez o seu produto ainda precise de mais otimizações para ser lançado.

Metodologias de validação

Para te auxiliar no desenvolvimento de produto, é fundamental contar com métodos de validação. Veja alguns exemplos:

Produto Mínimo Viável:

Normalmente utilizado em startups, essa metodologia consiste em ter um lançamento em mínima quantidade, de um produto que vá precisar do mínimo esforço no desenvolvimento.

Mas qual a vantagem disso?

Utilizando esse método, você tem a possibilidade de fazer um teste, colocando a versão com o mínimo de funcionalidade do produto no mercado e observando resultados.

Dessa maneira, quando você de fato lançar o produto, já vai saber se soluciona o problema do consumidor. E caso não funcione, você também vai ter noção do que é necessário alterar no desenvolvimento.

Existem diversos tipos de MVP (Produto Mínimo Viável) para testar na sua empresa, e decidir qual funciona melhor no seu caso. Veja alguns:

  • MVP Fumaça

Nesse tipo de MVP, as empresas avaliam o interesse dos clientes no produto desenvolvido.

Aqui, normalmente é necessário a utilizacação de algum canal de marketing, como uma landing page. 

Nessa página, é essencial mostrar o que o novo produto oferece e a partir disso, medir o interesse em base nos dados de conversão.

Assim, a sua empresa tem ciência do que os clientes querem, e os consumidores seguem recebendo atualizações e vantagens do produto em primeira mão!

  • MVP Duplo

Outra maneira de utilizar o MVP é com o famoso Teste A/B. Nisso, você pode alterar diversos fatores no desenvolvimento do seu produto, como: Tamanho, forma, compatibilidade, entre outros.

Desse jeito é possível mensurar a experiência do usuário com os diversos formatos do produto, validando ainda mais o que funciona e o que pode ser descartado antes do lançamento.

  • MVP Protótipo

Esse MVP se destaca pelo nome. Trata-se da prototipagem, criando um exemplar que seja funcional para que os clientes possam avaliar diretamente.

O método de protótipo é um dos mais eficientes quando se pensa no objetivo principal: validar o produto e certificar-se de que ele está pronto para o lancamento.

Mesmo assim, os outros tipos de MVP não são dispensáveis e podem ser essenciais no desenvolvimento de produto.

 

Clique aqui e veja como uma metodologia pode te ajudar ao desenvolver um produto!

 

Como a i9 pode te ajudar a desenvolver um novo produto?

Garantir que o seu produto está pronto para o mercado, com certeza aumenta seus resultados. Por isso, esse processo precisa ser feito da maneira certa.

E para facilitar a validação, ter uma consultoria profissional pode auxiliar muito. A i9 Consultoria, tem enorme experiência no desenvolvimento de produtos, e pode te ajudar a análisar a sua ideia, e realizar todas as etapas necessárias para garantir a validade do seu produto!

Fale agora com um consultor e tire suas ideias do papel!

ENTRE EM
CONTATO