Blog

A Importância do Desenho Técnico e da Modelagem CAD em Projetos de Engenharia

WhatsApp Image 2021-10-18 at 22.05.33

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Marcelo Outi | 19, outubro

  Você já deve ter visto palavras como Modelagem CAD e Desenho Técnico por aí. Em geral, esses termos aparecem quando trabalhamos em projetos, exercendo função. Pode parecer complicado de início, mas é mais simples do que aparenta ser, e seus usos vão muito além da estética.

Modelagem e Desenho Técnico

   A modelagem nada mais é que a representação gráfica de um sólido ou de uma peça qualquer, geralmente tridimensional, abrangendo desde componentes pequenos e simples (como porcas e parafusos) até carcaças grandes e complexas (como motores e latarias de veículos).

   Os detalhes de geometrias, materiais e escala são previamente aplicados, de modo que garanta fidelidade a objetos reais.

   A partir do desenvolvimento e da finalização dos layouts dos modelos, é preciso documentá-los e repassá-los para a fabricação. Para isso servem os desenhos técnicos: neles, todas as cotas (dimensões) das peças, estruturas e montagens são especificadas, de modo que o leitor consiga interpretá-lo para reproduzir perfeitamente os modelos indicados.

   É importante ressaltar que o projetista precisa seguir rigorosamente as Normas ABNT, não apenas para formalizar e padronizar o processo como também para evitar divergências com os fabricantes das peças. Por isso a importância de especialistas para a elaboração dos desenhos técnicos.

  Um bom desenho técnico deve conter todas as informações necessárias com assertividade e precisão para que a fabricação seja executada corretamente.

A Importância do Software CAD 3D

 

   Agora que você já sabe o que são as modelagens e os desenhos técnicos, por que então utilizar um software? Os softwares de Desenho Assistido por Computador (CAD) são indispensáveis para a digitalização e eficiência de projetos.

 

   Com eles, os projetistas são capazes não só de fazer os modelos tridimensionais e seus respectivos desenhos técnicos como também de realizar montagens, simulações físicas e estruturais e mapear possíveis erros e incoerências antes de enviá-los para fabricação. Além disso, é possível acessar catálogos de materiais e peças compatíveis com os disponíveis no mercado, tornando os projetos ainda mais eficazes e compatíveis com a vida real.


   Existem inúmeros programas no mercado, cada um com funções específicas para diferentes casos, muito utilizados por especialistas no campo do design, da arquitetura e das engenharias. Para projetos mecânicos, é unanimidade o uso do SOLIDWORKS, e a i9 Consultoria é especializada no uso desse software, já que trabalha diariamente com diversos
 projetos personalizados.

Ficou com alguma dúvida?