Blog

Coronavírus: o que fazer para sobreviver ao momento de crise

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com a crise do coronavírus, diversos negócios estão passando por desafios diários para se manterem ativos.

 

Mesmo com o auxílio do governo para alguns estabelecimentos, encontrar estratégias para sobreviver a crise e superar este momento continua sendo fundamental.

 

Por isso, no artigo de hoje, reunimos dicas essenciais para a sua empresa se manter ativa neste momento de dificuldade. Assim, quando isso acabar, você estará pronto para as noas oportunidades do mercado. Continue lendo!

 

Adaptações para sua empresa

 

Além de acompanhar o mercado, é importante que a sua empresa passe por algumas alterações no dia a dia e na forma de trabalho. Veja algumas delas:

 

Home office

 

Provavelmente a sua empresa já está de home office, assim como a maioria pelo Brasil. Isso foi influenciado pela nova medida provisória do Governo, que flexibiliza uma série de regras trabalhistas, como o home office.

 

Com a MP, se tornou mais simples mudar a modalidade de trabalho dos colaboradores para trabalho remoto, mas a dúvida é: como assegurar que esse modo funciona?

 

Para isso, um dos pontos chaves é a comunicação. O seu time e a sua equipe devem continuar se comunicando como se estivessem no ambiente físico da empresa.

 

Isso mantém os alinhamentos e o trabalho com a qualidade certa. Além disso, tente disponibilizar equipamentos que facilitem o trabalho do seu colaborador, como notebooks ou cadeiras.

 

Investir em marketing

 

O Marketing digital é uma ferramenta poderosa em qualquer cenário. Mas no momento atual, em que não podemos sair de nossas casas, o tempo é ainda mais propício.

 

Ações de marketing requerem esforço e tempo, coisa que a quarentena oferece de sobra. Além de serem 100% digitais.  

 

Por isso, aproveite o momento para alimentar mais ainda o seu blog, perfil no instagram ou página no Facebook. Isso pode aumentar o engajamento e até trazer novos leads para um futuro pós-crise.

 

Influenciar colaboradores a realizarem cursos online

 

Mas e se minha equipe não sabe muito do assunto? 

Aí está outra vantagem da quarentena: diversos cursos online foram disponibilizados gratuitamente.

Desde marketing digital, até finanças e yoga, tem muita coisa disponível.

Por isso, uma estratégia é influenciar seus colaboradores a utilizarem esse momento para se aprofundarem em seus conhecimentos, assim, podendo aplicá-los na empresa!

 

Mudanças no mercado: como aproveitar o momento

 

Com a crise, muita coisa no mercado mudou e continua mudando todos os dias. É fundamental que a sua empresa esteja sempre acompanhando tudo o que está acontecendo, e parta disso para desenvolver novas estratégias.

 

Veja aqui algumas transformações do mercado:

 

Aumento das vendas online

 

As pessoas saem menos de casa, por isso, as compras online são cada vez mais priorizadas. 

 

Os itens mais procurados são os essenciais, como supermercados e itens de saúde.  Assim como todos os tipos de delivery apresentaram um intensa demanda durante esse período. Veja o gráfico: 

 

 

Com isso, é importante criar estratégias. Como o seu serviço ou produto pode ser posicionado de forma online? É importante estar onde o seu público estiver, e a chance dele estar na internet agora é bem maior.

 

Importância da tecnologia

 

A tecnologia é a grande aliada de todos nós nesse momento. Por isso, esse também é um grande momento de crescimento para as empresas de tecnologia. 

 

Desde criação de novos aplicativos, itens funcionais que auxiliam nossa vida e até para o entretenimento (como as lives) a tecnologia nunca se mostrou tão essencial.

 

Essa é outra sacada, investimento em tecnologia!

 

Reconfiguração do espaço físico

 

Mesmo depois que a crise do coronavírus passar, é normal que as pessoas ainda tenham medo de sair na rua, e frequentar ambientes como as lojas.

 

Por isso, pense no seu espaço físico. Essa vai ser a hora de mudar a configuração da sua loja ou restaurante para um lugar que seja o mais acolhedor possível.

 

O consumidor vai precisar viver uma experiência profunda para valer a pena ir até o seu estabelecimento.

 

Cenários pós-pandemia

 

Por fim, é importante saber que não é cedo demais para pensar nos cenários pós-pandemia. 

 

O que a sua empresa está fazendo agora? O que pensa em fazer quando isso acabar?

 

Quanto mais cedo você tiver a resposta para essas perguntas, mais sucesso a sua empresa pode ter.

 

Nós da i9 consultoria estamos prontos para atender aos seus problemas, e tirar todos os seus projetos do papel, te ajudando a superar essa crise.

 

Fale agora com um de nossos consultores!

Ficou com alguma dúvida?