Aqui no blog, nós já te explicamos como gerenciar os projetos da sua empresa com grande qualidade. No primeiro momento, apresentamos diversos métodos de gerenciamento que possibilitam uma maior chance de sucesso do seu projeto. Nesse texto, você vai poder relembrar quais são esses recursos, ver suas falhas e ainda conhecer novas estratégias.

PRINCE 2 E PMBOK

O Prince 2 é um método criado pelo governo britânico mas que é usado internacionalmente, além de ser de domínio público, o que possibilita grande acessibilidade a melhoria na gestão de projetos.
Já o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), foi criado pela PMI (Project Management Institute) e apesar de não ter uma metodologia definida, possui 10 áreas de interesse que conseguem auxiliar como gerenciar projetos e melhorar a eficiência dos projetos.

POSSÍVEIS FALHAS

Porém, essas duas estratégias também podem apresentar falhas. O PMBOK, por exemplo, tende a dar muita ênfase ao prazo dos projetos, no entanto, isto pode afetar diretamente na função da qualidade. Diversos estudiosos afirmam que a qualidade é uma presença secundária nesse método, o que faz com que o processo acabe sendo feito de maneira superficial.

Como gerenciar projetos: inovação

Uma das maiores inovações em gestão de projetos é a utilização de softwares que conseguem acompanhar o andamento das etapas em tempo real, e auxiliam na organização do processo.
O MPMM (Project Management Methodology) foi criado pela empresa Methods e é baseado no PMBOK e no Prince 2. Esse método é um software que conta com 1500 gráficos, tabelas, tarefas que influenciam a gerenciar projetos com eficiência. Além disso, também é disponibilizado diversos modelos de gerenciamento, formulários e listas de verificação.
Por ser em uma plataforma digital disponível para download imediato, é uma estratégia que leva rapidez aos projetos e acompanha o processo em todo o seu ciclo de vida. Uma das desvantagens é que o MPMM tem menos funções que outros tipos de gerenciamento, mas as que existem são úteis e específicas para economizar tempo no planejamento da empresa.

como gerenciar projetos: NOVOS MÉTODOS

Kanban

Criado pela empresa japonesa Toyota é utilizado para implementar mudanças. O Kanban oferece princípios que, quando aplicados, podem melhorar o desempenho e reduzir o desperdício. Este método é utilizado por softwares famosos no universo corporativo, como o Trello.
Quando a empresa está passando por uma transição gradual e um momento de grandes mudanças, o kanban é o modelo de gestão de projetos ideal para esse caso. A proposta é minimizar o impacto das mudanças, modificar os hábitos da equipe e amadurecê-la para
receber a transformação.

Caminho Crítico

Este método foi desenvolvido na década de 50, nele, é evidenciado a dependência entre as diversas etapas de um projeto. Dessa forma, ele apresenta um tópico simples: uma tarefa deve ser terminada antes de uma nova ser iniciada.

Waterfall

O mais conhecido “cascata” é um dos métodos de como gerenciar projetos mais comuns. No waterfall, o projeto apresenta fases que são seguidas todas em sequência, normalmente a ordem é:
Definição de requisitos
· Planejamento
· Execução
· Validação

Entretanto, a medida inicial pode variar de acordo com a demanda de cada projeto. Assim como o caminho crítico, uma etapa só pode ser iniciada depois que a outra esteja completa, portanto, voltar em outras fases ou avançar não é permitido. Além disso, os requisitos estabelecidos no início, dificilmente são mudados no decorrer do projeto. Embora as etapas sejam bem arquitetadas, esse método exige muita rigidez e comprometimento de toda a equipe.

Depois de todas as informações sobre gerenciamento de projetos, a sua empresa está pronta para ter novos processos inovadores que vão trazer vendas, lucro e sucesso para toda a equipe!

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Engrenagem: veja alguns exemplos

Engrenagem: veja alguns exemplos

As engrenagens desempenham um papel essencial para as máquinas realizarem seus movimentos. Por isso, existem diversos pontos que devem ser considerados para escolher a engrenagem ideal para determinado equipamento. Ao decidir corretamente, a máquina utiliza menos...

Marketing para Restaurantes: 5 dicas

Marketing para Restaurantes: 5 dicas

Ter um restaurante requer muito trabalho e foco em diversas áreas diferentes, cozinha, fornecedores, atendimento etc. Por isso, muitas vezes, a estratégia de marketing é deixada de lado, mas se utilizado de um jeito correto, o marketing para restaurantes pode aumentar...

Custos com maquinário: como calcular?

Custos com maquinário: como calcular?

Uma das partes mais importantes do processo industrial é apurar o preço de cada máquina que será utilizada durante a produção. No entanto, tal procedimento é, muitas vezes, deixado de lado pelas empresas. Por isso, continue lendo e veja como apurar com qualidade o...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!