A Escolha Correta de materiais e componentes para sua máquina

WhatsApp Image 2022-03-11 at 11.52.371

Ivan Furuzawa, 11 de março de 2022

Quando se trata de escolher materiais e componentes em uma máquina é necessário muita atenção para um bom desenvolvimento, melhor eficiência e mínimo custo de fabricação. Logo, durante o projeto de uma máquina personalizada há alguns critérios para a comparação dos materiais e também componentes indicados para cada aplicação em sua produção.

Assim, separei aqui os principais pontos para realizar essas decisões de forma simples e efetiva para o projeto.

ESCOLHA DE MATERIAIS

A primeira questão a se ter em mente sobre os materiais, é o tipo de produção, se é de uma indústria alimentícia ou não. No caso negativo as suas escolhas devem se focar na durabilidade, resistência mecânica, (talvez química dependendo da produção) disponibilidade e fabricação das peças, para que se possa ter o maior custo benefício e eficiência.

Por exemplo, em partes da máquina que há muito contato com outras peças e se tem um desgaste grande, pode-se escolher um aço mais duro e tratamento térmico, assim, com uma durabilidade maior, elevando o custo de fabricação. Ou um aço convencional 1020, que pode ter uma durabilidade menor, mas o custo de produção e disponibilidade são seus pontos positivos.

Em casos que o aquecimento de peças faz parte do processo, ou em ambientes úmidos, é recomendado um tratamento químico contra a corrosão. Ou seja, é necessário um tratamento para a ferrugem, já que o calor potencializa o processo de oxidação. Um dos processos mais comuns e eficientes para realizar a proteção dessas peças é a Galvanização, que é o revestimento de ferro ou de aço com zinco metálico.

ESCOLHA DE MATERIAIS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Agora, quando se trata da indústria alimentícia, a legislação sobre a produção é extremamente rigorosa. Assim, escolher materiais e componentes que o alimento entrará em contato deve receber uma atenção especial juntamente com um design que facilita a higienização do equipamento. A norma técnica NBR15635, que trata do controle sobre a produção e manipulação de alimentos, contém diretrizes a serem seguidas por empresas do ramo alimentício de todos os tamanhos.

Nesse caso, de acordo com a Resolução RDC n. 20/2007, que é o regulamento técnico sobre disposições para embalagens, revestimentos, utensílios etc… Os principais materiais listados e mais utilizados para a fabricação de máquinas, é o famoso aço inoxidável Aisi 304, devido suas características de resistência química, e o alumínio, que é um material comumente utilizado na fabricação de panelas. Outros materiais poliméricos ou chamados de plásticos, podem também ser utilizados, como o Polipropileno (PP), Poliuretano , Poliacetal (PEAD), Polietileno (POM).

ESCOLHA DE COMPONENTES

Ao escolher materiais e componentes para o seu maquinário, os componentes mais utilizados em projetos para realizar movimentos são os atuadores lineares e os motores elétricos. Os atuadores são divididos em 3 diferentes tipos, atuadores pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos.

Pneumáticos:

Os atuadores e sistemas pneumáticos em geral, funcionam com ar comprimido para realizar o trabalho de movimentação dentro de uma indústria, por serem equipamentos simples, com poucas peças, manutenção facilitada e pouco risco de danos, são sistemas mais indicados para a indústria alimentícia que necessita de movimentos rápidos e com pouca demanda de força em seus processos.

Hidráulicos:

Os componentes hidráulicos funcionam com os mesmos princípios da pneumática, mas ao invés de ar comprimido, utiliza óleo dentro de seu sistema. O óleo por ser um fluido muito viscoso, é difícil de ser transportado, afetando a velocidade que esses sistemas podem ter, no entanto a força que ele atua em condições normais de trabalho é doze vezes maior em comparação com a pneumática. Logo é mais indicado quando grandes capacidades de cargas são requeridas mas a velocidade é reduzida. Muitas vezes por serem maquinários mais robustos, sua manutenção é bem mais difícil de ser feita, e com riscos de contaminação dos produtos por vazamentos de óleo, não são recomendados na indústria alimentícia.

Eletromecânicos:

Já esses sistemas eletromecânicos funcionam com o controle e acionamentos elétricos de mecanismos, ou seja, o conjunto de motores elétricos com sistemas mecânicos. Possuindo uma boa força, facilidade mediana de manutenção, e precisão melhores, mas ainda com o problema de apresentarem riscos maiores de contaminação da produção, envolvendo desgastes mecânicos e óleo na manutenção desses equipamentos.

Mas como isso se encaixa no meu projeto de máquina? Com os motores elétricos se deve ter bastante atenção ao escolher o modelo correto para a sua produção, um motor bem dimensionado economiza tempo, dinheiro e dores de cabeça futuras para o seu negócio. Com uma gama gigantesca de tipos e modelos diferentes de motores elétricos é fácil se perder, então é muito importante entender primeiro qual o tipo de motor elétrico que você precisa. E a i9 Consultoria já é craque no assunto! Você pode conferir mais sobre em Motores Elétricos: tipos mais comuns do mercado.

Ficou com alguma dúvida?