Blog

Climatização: Melhorando o desempenho de sua empresa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao se sentirem confortáveis, as pessoas costumam produzir mais por estarem em um ambiente que proporcione boas condições de trabalho. Uma das maneiras de criar um cenário melhor é fazendo um projeto de climatização.
O conforto térmico não leva em conta só a temperatura, mas também a velocidade do ar, a umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico.

NORMA NR17

A NR17, norma regulamentadora de ergonomia, visa garantir um local de trabalho que possua todas as condições necessárias para manter o trabalhador bem físico e psicologicamente. Aqui no Brasil, de acordo com a NR17, um ambiente confortável termicamente deve possuir uma temperatura entre 20 e 23 graus no inverno e 23 e 26 graus no verão

AR CONDICIONADO

O ar condicionado é um dos equipamentos mais utilizados para proporcionar o conforto térmico. Isso porque além de aumentar ou diminuir a temperatura do ar, ele também pode regular a umidade, purifica o ar e deixa o interior do ambiente limpo e fresco. No entanto, é preciso ficar atento: Se no seu estabelecimento a purificação do ar e regulação de umidade é feita pelo ar condicionado, os filtros devem sempre ser higienizados e trocados quando necessário.

A QUALIDADE DO AR RELACIONADA A SEGURANÇA DO TRABALHO

Além do desconforto térmico, uma indústria está mais propensa a apresentar compostos químicos e partículas tóxicas no ar, por isso é essencial investir em locais com boa ventilação. Seja naturalmente, com janelas, ou com equipamentos próprios para isso, como os purificadores ou ar condicionado. O contato diário com essa substâncias tóxicas no ar sem circulação pode gerar diversos sintomas como a falta de disposição, irritação nos olhos e até mesmo, em casos mais graves, dermatite. Dessa maneira, fica bem claro o quanto é importante investir em uma boa climatização.

PROJETO DE CLIMATIZAÇÃO

O sistema de climatização requer um bom projeto, pois se feito sem eficiência pode aumentar em quase 50% as contas do seu estabelecimento. Por exemplo, em uma indústria, o equipamento ideal a ser utilizado são os climatizadores evaporativos, pois gastam menos energia e precisam de menos manutenção quando comparados ao ar condicionado.

CLIMATIZAÇÃO NA COZINHA

O item 1.14.1 da Resolução – RDC Anvisa nº275 comprova que a grande circulação de ar leva a um ambiente livre de fungos, condensação de vapores e gases, dessa forma, sem causar prejuízo a produção. O equipamento mais recomendado para uma cozinha industrial são aparelhos que utilizem gás ecológico ou que a sua instalação seja feita por meio de dutos ou no teto.
A climatização na cozinha, certamente traz um menor risco de contaminação, além de deixar estável a temperatura de um ambiente em que fornos e fogões são utilizados constantemente.

CLIMATIZAÇÃO EM SALAS DE COMPUTADORES

Salas que possuem equipamentos como computadores, laptops e outros eletrônicos devem ser obrigatoriamente climatizadas. Isso porque tais aparelhos requerem uma regulação da umidade para terem um longo período de funcionamento. O ar condicionado costuma resolver essa função, garantindo que a umidade seja de no mínimo 45% e no máximo 55%, além de manter a temperatura estável.
É essencial que o ar condicionado escolhido cumpra funções como, ser desenvolvido para funcionar 24h seguidas, ter baixa manutenção e baixo consumo de energia.
Assim, os laboratórios eletrônicos podem ser conservados por muito mais tempo.

Deu pra entender bastante sobre como a climatização é importante tanto para os trabalhadores, quanto para os equipamentos da sua indústria. Agora, só falta aplicar todas as dicas! Não sabe como? Fale com um de nossos consultores e crie seu projeto de climatização!

ENTRE EM
CONTATO