Blog

O acompanhamento financeiro é importante?

Rectangle 190

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Não só importante, como também crucial, o acompanhamento financeiro da sua empresa pode impactar positivamente a sua saúde do negócio. Mas para isso, é necessário estabelecer estratégias, muitas vezes simples, que permitem o monitoramento do caixa a fim de identificar possíveis ameaças ou imprevistos e também estabelecer métricas quanto aos gastos ou aos ganhos. 

 

Continue conosco! No artigo de hoje iremos abordar algumas dicas práticas para você controlar melhor as finanças da sua empresa.

 

Conheça primeiro, aja na sequência

 

Primeiramente, é essencial que você conheça a sua empresa para poder estabelecer qualquer estratégia. Tenha domínio sobre as receitas, liste todos os seus gastos e ganhos atuais. Dessa forma, é importante que você converse com todos os setores da empresa, bem como analisar o mercado no qual você está inserido. Em suma, saiba exatamente qual a sua atual situação.

 

Crie o hábito

 

Um gestor que não tem foco ou é desorganizado com as receitas pode gerar prejuízos e atrasos no processo, não é mesmo?

Dessa forma, tenha em mente que com um acompanhamento constante das contas será possível visualizar os indicadores de desempenho, trazendo a possibilidade de interferência, quando necessária, para modificar os planos e atingir os resultados planejados.

 

 

Tenha controle sobre o seu estoque

 

Você deve saber sobre todas as movimentações que estão ocorrendo diariamente. Fique atento à quantidade de produtos que armazena, tal medida poderá informar se o seu negócio está se saindo bem ou não. Atente para o estoque cheio, isso pode significar que a sua empresa não está com bons resultados nas vendas. De outra forma, um estoque vazio pode indicar que você não está conseguindo dar conta da demanda, podendo gerar pendências com os seus clientes, o qual irá impactar negativamente nas contas da empresa. Por isso, mantenha um estoque condizente com o seu fluxo.

 

 

Pessoa jurídica e pessoa física não são a mesma coisa

 

É muito comum ver a mistura das duas contas, geralmente entre os micro e pequenos empresários. Isso pode gerar impactos negativos substanciais para a empresa, impedido que você consiga se organizar quanto às métricas. Dessa forma, tenha rigidez quanto às pessoas legais, separando o jurídico do físico, pois assim conseguirá analisar o seu fluxo de caixa corporativo.

 

Estabeleça parcerias com os seus fornecedores

 

Você deve enxergar os fornecedores como aliados a sua corporação. Tente negociar com eles os prazos, para que você consiga manter dinheiro em caixa até obter mais receita. Assim, você conseguirá ter um apoio caso aconteça algum imprevisto.

 

 

Fique atento aos prazos

 

Saber quando acontecem os vencimentos das contas é essencial para não gastar além do necessário. Da mesma forma, atente para os prazos de recebimento de mercadoria e entrega dos produtos. Assim, você conseguirá manter um controle melhor sobre as finanças.

 

Planeje de forma anual

 

Após uma cuidadosa análise da sua empresa e do mercado no qual se insere, estipule um orçamento para o ano, o qual irá abranger os gastos fixos e variáveis que irão incutir nas finanças da corporação. Logo, você não ficará trabalhando no improviso ao longo dos meses e enxergará mais oportunidades para desenvolver a empresa.

 

 

Use e abuse da tecnologia

 

Existem muitos softwares desde pagos até os gratuito, que o ajudarão a controlar melhor as entradas e saídas da empresa. Dessa maneira, você irá economizar tempo na hora de organizar o seu fluxo de caixa e também os planejamentos anuais. Além disso, o uso da tecnologia permite a agilidade dos processos e também o melhor controle sobre os dados a serem estudados.

 

Lembre-se: o planejamento e a organização poderão definir o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Então, não perca mais tempo, comece já!

 

Para mais artigos que o ajudarão a alavancar o seu negócio, continue acompanhando o nosso blog!

 

Ficou com alguma dúvida?