Blog

5 Dicas para Reduzir Acidentes de Trabalho

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um trabalhador perde a vida por conta da falta de prevenção de acidentes.
Por isso, hoje trouxemos 5 dicas para reduzir acidentes de trabalho na sua indústria.É essencial lembrar que o trabalho seguro deve ser uma prioridade para qualquer empresa que deseje uma produção sem acidentes e burocracias judiciais.

REGISTRAR OS ACIDENTES DE TRABALHO

Após cada acidente na indústria é essencial documentar minuciosamente o que aconteceu, para que tais ações não se repitam no dia-a-dia de trabalho. Além disso, a partir desses registros, fica mais fácil saber como evitar novos acidentes.

GERENCIAR O AMBIENTE INDUSTRIAL

É importante que as máquinas e equipamentos utilizados estejam sempre sendo submetidos a manutenções e em constante supervisão, assim, encontrando falhas e descobrindo até novas maneiras de potencializá-las. Além disso, a Norma Regulamentadora 12 – que também falamos bastante aqui no Blog – proporciona dados que fundamentam a análise de qualidade, que consequentemente pode prevenir acidentes.

CRIAR ATIVIDADES QUE PROMOVAM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

No nosso post sobre climatização ressaltamos a importância de construir um ambiente confortável para os funcionários, assim, aumentando a produtividade da empresa. O mesmo acontece em relação aos acidentes, com um meio que propicie qualidade de vida, a probabilidade de ocorrer acidentes é menor, tanto por menos estresse, mas também pela prevenção de dores crônicas, fraqueza muscular e outros sintomas que podem levar a imprevistos.

CRIAR UMA POLÍTICA INTERNA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Uma boa alternativa é criar um manual interno de diretrizes que pontuem os maiores riscos, tenha listado os equipamentos de segurança necessários e apresente as regras de segurança. No entanto, para essa política funcionar, é necessário que todos os funcionários estejam familiarizados com o manual. Para isso, devem ser feitas reuniões que integrem a equipe com as diretrizes de segurança, de maneira que fique claro que tais normas são indispensáveis. Outro modo, é sempre expor o material para os novos contratados, assim, todos estarão cientes do manual e muitos acidentes serão evitados.

Depois de todas essas dicas, você é capaz de prever a maioria dos acidentes que podem acontecer com os seus equipamentos e com a sua produção!

Você pode potencializar a sua produção ainda mais com as soluções da i9 CONSULTORIA. Quer fazer um projeto conosco? fale com um de nossos consultores.

ENTRE EM
CONTATO