O Brasil está em 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho de acordo com a pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A pesquisa também conta com dados que mostram que a cada 48 segundos acontece um acidente e a cada 3 horas e 8 minutos um trabalhador perde a vida por conta da falta de prevenção de acidentes.
É essencial lembrar que o trabalho seguro deve ser uma prioridade para qualquer empresa que deseje uma produção sem acidentes e burocracias judiciais.
Por isso, hoje trouxemos 5 dicas para reduzir acidentes de trabalho na sua indústria.

Registrar os acidentes de trabalho

Após cada acidente na indústria é essencial documentar minuciosamente o que aconteceu, para que tais ações não se repitam no dia-a-dia de trabalho. Além disso, a partir desses registros, fica mais fácil saber como evitar novos acidentes.

Gerenciar o ambiente industrial

É importante que as máquinas e equipamentos utilizados estejam sempre sendo submetidos a manutenções e em constante supervisão, assim, encontrando falhas e descobrindo até novas maneiras de potencializá-las. Além disso, a Norma Regulamentadora 12 – que também falamos bastante aqui no Blog – proporciona dados que fundamentam a análise de qualidade, que consequentemente pode prevenir acidentes.

Criar atividades que promovam saúde e qualidade de vida

No nosso post sobre climatização ressaltamos a importância de construir um ambiente confortável para os funcionários, assim, aumentando a produtividade da empresa. O mesmo acontece em relação aos acidentes, com um meio que propicie qualidade de vida, a probabilidade de ocorrer acidentes é menor, tanto por menos estresse, mas também pela prevenção de dores crônicas, fraqueza muscular e outros sintomas que podem levar a imprevistos.

Criar uma política interna para prevenção de acidentes

Uma boa alternativa é criar um manual interno de diretrizes que pontuem os maiores riscos, tenha listado os equipamentos de segurança necessários e apresente as regras de segurança. No entanto, para essa política funcionar, é necessário que todos os funcionários estejam familiarizados com o manual. Para isso, devem ser feitas reuniões que integrem a equipe com as diretrizes de segurança, de maneira que fique claro que tais normas são indispensáveis. Outro modo, é sempre expor o material para os novos contratados, assim, todos estarão cientes do manual e muitos acidentes serão evitados.

Depois de todas essas dicas, você é capaz de prever a maioria dos acidentes que podem acontecer com os seus equipamentos e com a sua produção!

Você pode potencializar a sua produção ainda mais com as soluções da i9 CONSULTORIA. Quer fazer um projeto conosco? fale com um de nossos consultores.

VEJA OS ÚLTIMOS TEXTOS DO BLOG

Engrenagem: veja alguns exemplos

Engrenagem: veja alguns exemplos

As engrenagens desempenham um papel essencial para as máquinas realizarem seus movimentos. Por isso, existem diversos pontos que devem ser considerados para escolher a engrenagem ideal para determinado equipamento. Ao decidir corretamente, a máquina utiliza menos...

Marketing para Restaurantes: 5 dicas

Marketing para Restaurantes: 5 dicas

Ter um restaurante requer muito trabalho e foco em diversas áreas diferentes, cozinha, fornecedores, atendimento etc. Por isso, muitas vezes, a estratégia de marketing é deixada de lado, mas se utilizado de um jeito correto, o marketing para restaurantes pode aumentar...

Custos com maquinário: como calcular?

Custos com maquinário: como calcular?

Uma das partes mais importantes do processo industrial é apurar o preço de cada máquina que será utilizada durante a produção. No entanto, tal procedimento é, muitas vezes, deixado de lado pelas empresas. Por isso, continue lendo e veja como apurar com qualidade o...

NOSSOS SERVIÇOS

Desenho técnico e modelagem 3d

  • Desenhos técnicos para a produção de peças de acordo com as normas técnicas.
  • Modelagens 3D de peças e produtos para visualização de modelos

Projetos de Máquinas

  • Projetos de máquinas para automatização de linhas de produção
  • máquinas para a realização de processos específicos para as mais variadas indústrias

Desenvolvimento de Produtos

  • Desenvolvimento e otimização de produtos utilizando princípios da engenharia reversa e conceitos internacionais de projeto 

 

 

 

Consultorias mecânicas

  • Simulações computacionais
  • Cálculos Estruturais
  • Análise de viabilidade técnica e financeira
  • Avaliação de maquinário
  • Projetos de climatização
  • Adequação a NR-12

 

Compartilhe esse post!