Blog

4 dicas para reduzir custos em tempos de crise

Compartilhe:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

4 dicas para reduzir custos em tempos de crise

 

Em qualquer cenário, uma das prioridades na indústria é sempre a redução de custos. Em tempos de crise como a do COVID-19, isso não seria diferente.

 

Com as mudanças do mercado, os empresários estão buscando cada vez mais transformações na produção que ajudem a reduzir os custos.

 

Com isso, listamos aqui 4 dicas para você reduzir os gastos na sua indústria e fazer o seu negócio sobreviver às dificuldades desse período. Continue lendo!

 

Melhorar a qualidade do trabalho

 

Para economizar, é importante garantir que seus gastos com mão de obra não estejam sendo desnecessários. Mas como se certificar disso?

 

Aumente a produtividade de seus funcionários

 

Seja com capacitações, ou adquirindo novas máquinas, aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho é essencial.

 

Com uma máquina por exemplo, você consegue otimizar o tempo de produção com muito menos gastos!

 

Assim, a mão de obra e o produto valem a pena.

 

Automatize tarefas repetitivas

 

Esse ponto é essencial para manter a alta produtividade. Ao se desfazer de tarefas repetitivas, o colaborador tem mais qualidade em seu trabalho e consequentemente, o seu produto sai em maior quantidade e melhor!

 

Um de nossos clientes, a Browneria, aplicou uma máquina em um processo que era 100% manual. Com isso, conseguiram reduzir em 4 vezes o tempo de um processo que antes gerava cansaço e não produzia tanto.

 

Eliminar acidentes

 

Investir em boas manutenções e prever situações futuras, é um dos melhores jeitos de reduzir custos.

 

Qualquer empresa pensa estrategicamente para contratar qualquer tipo de serviço, para não lidar com problemas como, afastamentos, ações judiciais ou imagem da empresa.

 

Com a produção na sua indústria, não deve ser diferente.

 

Se adequar à NR12, por exemplo, deve ser primordial em um momento de crise. 

 

No cenário atual, prever quaisquer tipos de dificuldades é o que pode fazer o seu negócio continuar funcionando e com a qualidade que você necessita.

 

Se no seu caso a produção estiver parada, aproveite o momento para fazer todas as adequações à norma, e garanta que acidentes não vão acontecer, muito menos novos gastos.

 

Reduzir custos com manutenção

 

Como dissemos no ponto anterior, a manutenção deve ser a sua prioridade nesse momento. 

 

Esperar o problema bater na porta geralmente custa caro, e nesse momento precisamos, ao máximo, conter gastos. Por isso, é importante investir em planos de manutenção, por exemplo. Com eles, a sua empresa consegue reduzir os gastos com imprevistos e seguir a produção normalmente.

 

Se a sua produção estiver parada, seu negócio precisa estar pronto para quando tudo voltar, certo? Então saiba como fazer seu planejamento da manutenção, e garanta a produtividade sem erros!

 

Manter a equipe capacitada

 

Por último mas não menos importante, mantenha a sua equipe capacitada.

 

Isso é importante não só para a sua indústria, mas também para a segurança de seus colaboradores. Mantendo a equipe atualizada você evita desperdícios, acidentes, quebras de equipamentos e diversos outros problemas que custariam caro.

 

Mas como eu posso capacitar a minha equipe em um momento como esse? A sorte é que temos a internet. 

 

Mantenha contato com seus colaboradores, a maioria dos treinamentos podem ser feitos a distância. Veja alguns deles:

 

  • Aplique uma metodologia específica:

 

Aproveite o momento para implementar um novo método de organização na sua equipe. Isso vai manter os seus colaboradores mais organizados, cientes do processo de trabalho e consequentemente ajuda a produtividade.

 

As metodologias mais conhecidas são Scrum, Lean ou Six Sigma, mas você pode escolher a que melhor se adequa a sua realidade.

 

  • Oferecer equipamentos

 

Seja com computadores ou softwares, é importante que a empresa forneça qualquer material que o colaborador precise para realizar seu trabalho. 

 

  • Treinamentos

 

Os treinamentos devem ser utilizados nesse momento. Se a sua produção está parada, invista o tempo dos seus colaboradores em capacitações.

 

E nem sempre precisam ser de fora da empresa. Influencie funcionários antigos a criarem treinamentos exclusivos para equipe. Assim, todos passam seus conhecimentos e qualidade do time melhora cada vez mais.

 

  • Influenciar a capacitação proativa

 

Além de oferecer todas essas opções aos seus colaboradores, instigue-os a buscarem capacitação por conta própria.

 

Uma ideia legal é manter um grupo da equipe em que compartilham cursos, ideias e dicas para estar sempre melhorando o trabalho.

 

Deu pra entender um pouco da importância de reduzir custos e como é mais fácil do que imaginamos, certo?

 

E no cenário de crise, é importante ter um auxílio nessas etapas. E a i9 Consultoria pode te ajudar nisso.

 

Desde desenvolvimento de máquinas, até planejamento de manutenção, podemos te ajudar a reduzir cada vez mais custos e garantir que a sua empresa vai se manter funcionando.

 

Fale agora com um de nossos consultores!

Ficou com alguma dúvida?